Qual a idade certa para a alfabetização?

Neste artigo vamos abordar a alfabetização (que é o processo de leitura e escrita) e o de letramento (que acontece antes da alfabetização).

De acordo com os estudiosos das áreas de educação, neurociência e psicologia, o processo de alfabetização ocorre a partir dos 6 anos de idade e termina por volta dos 8 anos de idade.

Alfabetização e letramento:

A alfabetização compreende a capacidade da leitura e escrita, lembrando que cada criança tem o seu tempo, e isso não significa que ela está “atrasada”, somente que ela está no processo de alfabetização.

Já o letramento, que ocorre antes mesmo da alfabetização, é a leitura do mundo por imagens, sons, cores e sensações. Crianças que ainda não leem, conseguem interagir com aparelhos celulares e computadores e isso ocorre por causa do letramento.

E eu mãe, pai e família. O que eu posso fazer para ajudar meu filho na alfabetização?

Antes da alfabetização, durante o letramento:

Estimule a coordenação motora e a criatividade infantil, com brincadeiras que envolvam cores (pintura), sons, letras, massinha de modelar, desenhos e contando histórias com livros ilustrados. Leia diariamente para as crianças, mostre as letras, as placas nas ruas, nos supermercados, no WhatsApp, no computador, etc. Enfim apresente as letras aos pequenos e todos os lugares onde existem palavras ou letras escritas.

Em torno dos 6 anos de idade:

Nessa idade a criança já recebeu os estímulos na etapa anterior e está preparada para ser alfabetizada. A partir dessa idade a criança aprende a decodificar as palavras: os sons das letras, que as frases são compostas de palavras e as palavras de letras.  A alfabetização é uma tarefa complexa e deve ser realizada por pedagogos, afinal é necessária didática para ensinar os pequenos. Mas a família e os pais, devem ler com as crianças e possibilitar que elas tenham acesso a livros e aos diversos meios de leitura sempre adequados a idade.  Depois da leitura é importante, perguntar a criança o que ela entendeu do que foi lido. Leia diversos gêneros literários como: receitas, poemas, prosa, contos etc.

A oralidade é importante na alfabetização, leia como se estivesse representando, com ritmo, com som de interrogação nas perguntas, por exemplo. Além de ser importante para a criança aprender a fluência de leitura, torna o momento muito mais divertido! Deixe que ela leia em voz alta, e quando estiver aprendendo a escrever, deixe que ela escreva bilhetes, cartinhas, músicas…. e não se preocupe com os erros, o importante é que ela tente, com o tempo os erros serão menos constantes.

Importante:

Deixe em fácil acesso para as crianças:

– Materiais de desenho e escrita: lápis, papéis etc.

– Livros infantis, gibis e outros materiais de leitura adequados a idade;

Encoraje, estimule as crianças:

–  A escreverem pequenos textos: como bilhetes, uma cartinha para o papai Noel, diários, etc.;

– A lerem em voz alta, ou contarem uma história oralmente (sem ler) que pode ser inventada.

– Estimule a criatividade e a imaginação das crianças, transforme a leitura num momento mágico, que estreita os laços familiares.

E o mais importante, respeite o tempo de aprendizado da criança, é importante que o processo ocorra sem pressão, de forma leve, descontraída e agradável.

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Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP com o tema de pesquisa: “A Educação está sempre em crise? – Reflexões de Kilpatrick, Hesse, Arendt e Bauman sobre a formação e a escola”, uma análise sobre a instituição escolar e a expectativa da sociedade quanto a formação, bem como reflexões acerca da inadequação da escola e suas mudanças desde seu surgimento até o século XXI. Mestranda em Educação pela USP. E estudante de alemão nível B1.1. Com experiência no ensino de crianças do Fundamental I.

Débora Ferraz Necochea

Fundadora da DNA Pensar e Aprender

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