Como trabalhar o lúdico no Ensino Fundamental?

Neste artigo vamos falar sobre o ensino lúdico, o que é, qual a sua importância e como trabalhar o ensino lúdico no ensino fundamental.

O que é?

As crianças gostam de brincar, de imaginar e de criar novos mundos. Ao longo dos tempos cientistas, médicos e pedagogos se debruçaram sobre o brincar infantil e com suas pesquisas e descobertas hoje sabemos que as crianças aprendem enquanto brincam, então o ensino lúdico é o ensinar e aprender por meio de brincadeiras e jogos.

Qual a importância do ensino lúdico para as crianças?

Os benefícios são muitos, primeiro a criança cria o gosto pelo aprendizado, afinal aprender é desvendar, descobrir, é uma verdadeira aventura! Com a brincadeira a criança se expressa, livre de pressões e do medo de errar. Os jogos e as brincadeiras desenvolvem a criatividade, espontaneidade, a moral, o cognitivo, o físico infantil etc. Assim, conclui-se que o ensino lúdico é benéfico e prazeroso tanto para as crianças quanto para os pais e professores, pois pode-se notar o desenvolvimento e amadurecimento das crianças o que é muito importante e gratificante.

Como trabalhar o lúdico no ensino fundamental?

Já sabemos a importância do ensino lúdico para as crianças, agora vamos pensar e aprender formas de trabalhar com o lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

Em língua portuguesa: pode-se trabalhar com poesias, parlendas, contação de histórias, invenção de histórias (cada criança inventa um pedaço, ou é uma personagem), jogo da memória, desvendar a palavra misteriosa, enfim são inúmeras possibilidades.

Em matemática os jogos de tabuleiros, amarelinha, esconde-esconde, pular corda, boliche e outros jogos que envolvam números e as operações que a criança está estudando.

Em ciências, bem as ciências são encantadoras por si só, afinal estudar animais, plantas, corpo humano e realizar experiências, são atividades que as crianças se encantam, e a ciência trabalha com a descoberta e as hipóteses, ou seja, é muito divertido. Então realizar experiências, observar a natureza são formas de trabalhar o lúdico em ciências.

Em geografia construir maquetes, pinturas, mapas explorar os sentidos dos alunos, a sua curiosidade.

Em história fazer um teatro para explicar determinado momento histórico.

O ensino lúdico é benéfico para as crianças, pois se utiliza do brincar que é algo espontâneo na infância, com o aprendizado e a sua formação social, afinal brincando as crianças interagem e aprendem a trabalhar em grupo!

Confira também no Youtube o canal da DNA Pensar e Aprender, lá você encontra além de dicas sobre educação, aulas de alfabetização e de outras disciplinas. Clique aqui.

Gostou desse conteúdo, se inscreva na nossa Newsletter e nos acompanhe para mais informações sobre Educação.

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP com o tema de pesquisa: “A Educação está sempre em crise? – Reflexões de Kilpatrick, Hesse, Arendt e Bauman sobre a formação e a escola”, uma análise sobre a instituição escolar e a expectativa da sociedade quanto a formação, bem como reflexões acerca da inadequação da escola e suas mudanças desde seu surgimento até o século XXI.

Mestranda em Educação pela USP. E estudante de alemão nível B1.2. Com experiência no ensino de crianças do Fundamental I.

Débora Ferraz Necochea

Fundadora da DNA Pensar e Aprender

Se inscreva em nossa NewsLetter

Receba conteúdo toda semana